SUGESTÓES PARA LEITURAS EXTRAS

Ignorância sabedoria e bons costumes

Os valores morais tem cada vez menos frequência numa sociedade que reclama muito mais do que busca uma solução para suas carências, tem cada vez mais ignorantes ensinando o errado do que sábios demonstrando o correto.

Os “bons costumes” que ainda são bem visto pelas novas gerações e por eles são ditas como exemplos a serem seguidos, parece que os mesmos esquecem que estes costumes são constantemente plantados em seu dia a dia e se leva uma vida para alcançá-los e praticar todos os dias. Eles querem que os outros pratiquem, mas não querem retribuir aos demais e por isso mesmo fica.

Como exigir o melhor da essência do próximo se o “eu próprio” não é treinado para mostrar seu melhor para o outro. Não somos esculpidos da noite para o através de sonhos ou milagrosamente, mas por pequenos passos que diariamente fazemos esse caminho dos “bons costumes”.

As carências humanas surgem em parte desse impasse de não cultivar em si o que quer encontrar no outro, não corrigir em si mesmo o erro e desejar que o outro corrija, utilizar a sua ignora nica para ensinar o que o certo de forma errada e não apreender o que é o certo com o exemplo do sábio que ensina através de seus exemplos de vida.

Que façamos da nossa ignorância um caminho para um novo conhecimento e descoberta, que nossa sabedoria nos faça tolerar o próximo e auxiliá-lo a crescer junto conosco mesmo. O que nos diferencia dos demais animais é a capacidade de sempre aprender e poder transmitir nosso conhecimento ao próximo tanto para o mal quanto para o bem, mas sempre que esse bem sempre prevaleça sobre nós seres humanos e demais seres vivos desse planeta que é nosso lar.

Alcenir Borges Sousa Júnior


Comentários

Postagens mais visitadas