Pular para o conteúdo principal

Reciprocidade e confiança

Desde quando começamos a entender como funciona a reciprocidade entre as pessoas próximas, os amigos, entre os relacionamentos em maneira geral, percebemos o quanto perdemos para ganhar.

Com o desenvolvimento da humanidade nós (como seres racionais) tivemos que criar uma zona de confiança mutua uns com os outros, de forma que há um caminho de mão dupla onde cada pessoa deve doar um pouco de si para que receba um pouco do outro e haja equilíbrio para os dois lados.

Nessa reciprocidade os relacionamentos devem obrigatoriamente mútuos, pois necessitamos de construir esse percurso de via dupla para que seja verdadeira toda e qualquer forma de relacionamento e que ambos conquistem o que desejam durante o que quer que estejam planejando durante o caminho que traçaram.

Nós somos seres sociáveis que necessitam dos outros para conseguir viver (ou sobreviver) nesse caos em que vivemos, precisamos adquirir conhecimento para somar ao nosso, aprender como se comportar em ambientes diferentes, comer, precisamos construir nossas redes sociais para manter a dignidade de ser uma pessoa.

Relacionamentos falsos quando criados perdemos uma parceria que pode nos custar caro, uma confiança feita por mentiras permite que sejamos iludidos e trapaceados e que indiretamente afeta os próximos relacionamentos e nos deixe a merce das sobras dos outros.

Devemos cuidar da confiança em nós mesmos e na que construímos com as pessoas próximas para ter certeza que não sejamos o único que se doa e não tenha reciprocidade (caso aconteça, fuja disso). Quando perceber não há reciprocidade em seus relacionamentos, não se permita sofrer por quem não admita criar a ilusão de mudar o outro.

Quando o próximo não é reciproco, ou quando você não pratica a reciprocidade, há algo de errado, não crie falsas relações, ferir as pessoas é tao prejudicial quanto ser ferido, a confiança deve ser mutua, ou sempre viverá mentiras em sua vida.

Alcenir Borges Sousa Júnior


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o significado de família?

Família é uma palavra que pode ter vários significados. Para alguns, é o conjunto de pessoas que compartilham o mesmo sangue, o mesmo sobrenome, o mesmo teto. Para outros, é o grupo de pessoas que escolhem conviver, se amar, se apoiar, independentemente de laços biológicos ou legais. Para mim, família é um conceito que está sempre em construção. Eu nasci em uma família tradicional, formada por pai, mãe e dois irmãos. Cresci cercado de amor, carinho e cuidado. Aprendi valores, princípios e costumes que me moldaram como pessoa. Mas também vivi momentos de conflito, de desentendimento, de decepção. Aprendi que a família não é perfeita, que tem defeitos, que erra. Quando me tornei adulto, saí de casa para buscar minha independência. Conheci outras pessoas, outras culturas, outras formas de ver o mundo. Me apaixonei, me casei, tive filhos. Formei minha própria família, com base no que eu acreditava ser o melhor para mim e para eles. Mas também enfrentei dificuldades, crises, separações....

Uma breve explicação da teoria das cordas.

  Era uma vez um universo com muitas dimensões. Nesse universo, havia um grupo de amigos que adoravam explorar o espaço. Eles eram formados por um cientista chamado Albert, um músico chamado Mozart e um artista chamado Van Gogh. Albert: Olhem só o que eu encontrei! É uma corda muito fina e comprida. Mozart: Que interessante! O que você acha que é? Albert: Eu não tenho certeza ainda. Mas acho que é muito importante para entender como o universo funciona. Van Gogh: Eu adoro cordas! Posso pintar um quadro dela? Com o tempo, Albert descobriu que essa corda era na verdade uma das muitas cordas que existiam no universo. Ele descobriu que essas cordas eram tão pequenas que não podiam ser vistas a olho nu. Albert: Descobri que essa corda é uma das muitas cordas que existem no universo. Elas são tão pequenas que não podem ser vistas a olho nu. Mozart: E o que elas fazem? Albert: Elas vibram em diferentes frequências e cada frequência corresponde a uma partícula diferente no ...

A Evolução da Sociedade Humana

Desde os tempos mais remotos, o ser humano busca se organizar em grupos para sobreviver e se desenvolver. A sociedade humana passou por diversas fases ao longo da história, cada uma com suas características, desafios e conquistas. Na pré-história, os homens viviam em bandos nômades, caçando e coletando alimentos. Aos poucos, foram aprendendo a dominar o fogo, a fabricar ferramentas e a se comunicar por meio de gestos e sons. A arte rupestre foi uma das primeiras formas de expressão cultural da humanidade. Na antiguidade, surgiram as primeiras civilizações, que se estabeleceram às margens de rios e desenvolveram a agricultura e a pecuária. Os egípcios, os mesopotâmicos, os chineses e os indianos foram alguns dos povos que se destacaram nesse período. Eles criaram sistemas políticos, religiosos, jurídicos e econômicos complexos, além de avanços na escrita, na matemática, na astronomia e na medicina. Na idade média, ocorreu a expansão do cristianismo e do islamismo pelo mundo. Os eu...