SUGESTÓES PARA LEITURAS EXTRAS

Qual o significado de família?

Família é uma palavra que pode ter vários significados. Para alguns, é o conjunto de pessoas que compartilham o mesmo sangue, o mesmo sobrenome, o mesmo teto. Para outros, é o grupo de pessoas que escolhem conviver, se amar, se apoiar, independentemente de laços biológicos ou legais. Para mim, família é um conceito que está sempre em construção.

Eu nasci em uma família tradicional, formada por pai, mãe e dois irmãos. Cresci cercado de amor, carinho e cuidado. Aprendi valores, princípios e costumes que me moldaram como pessoa. Mas também vivi momentos de conflito, de desentendimento, de decepção. Aprendi que a família não é perfeita, que tem defeitos, que erra.

Quando me tornei adulto, saí de casa para buscar minha independência. Conheci outras pessoas, outras culturas, outras formas de ver o mundo. Me apaixonei, me casei, tive filhos. Formei minha própria família, com base no que eu acreditava ser o melhor para mim e para eles. Mas também enfrentei dificuldades, crises, separações. Aprendi que a família não é estática, que muda, que se transforma.

Hoje, olho para trás e vejo que minha família é uma obra em constante evolução. Ela é feita de pedaços de outras famílias que se juntaram ao longo da vida. Ela é composta por pessoas diferentes, com histórias diferentes, com sonhos diferentes. Ela é marcada por encontros e desencontros, por alegrias e tristezas, por acertos e erros.

Mas ela também é única, especial, insubstituível. Ela é o meu porto seguro, o meu refúgio, o meu lar. Ela é o meu espelho, o meu exemplo, o meu orgulho. Ela é o meu passado, o meu presente, o meu futuro.

Família é uma palavra que pode ter vários significados. Para mim, significa amor.

 

 

Alcenir Borges Sousa Junior

Comentários

Postagens mais visitadas