SUGESTÓES PARA LEITURAS EXTRAS

O "Superhomem" de Nietzsche

 

A ideia do Übermensch é central para o trabalho oracular de Nietzsche no livro Assim Falou Zaratustra.

(“Superhomem” é a tradução mais conhecida do termo, mas não é a melhor. Como o Superhomem é algo familiar, pode ajudar no entendimento inicial, mas vamos usar aqui o próprio termo Übermensch.)

No início do livro, Zaratustra, um profeta ambulante, que é o porta-voz para a filosofia de Nietzsche, deixa o seu refúgio na montanha onde ele peregrinou por muitos anos e desce em uma cidade.

Lá ele fala a uma multidão, dizendo:

Eu ensino-lhes o Übermensch. O homem é algo que deve ser superado. O que você fez para vencê-lo?”

A partir de outras passagens em Zaratustra , e pelo que sabemos da filosofia de Nietzsche, em geral, podemos dizer o seguinte:

-O Übermensch experimenta a vida com maior intensidade e profundidade do que a humanidade comum.

-O Übermensch cria seus próprios valores, ao invés de apenas aceitar os ensinamentos morais dos outros.

-O Übermensch “vive perigosamente” no sentido de que ele valoriza coisas como novidade, criatividade, rigor intelectual, honestidade consigo mesmo, e intensidade da experiência, ao invés de mero conforto; ele procura alegria, não contentamento.

-O Übermensch ama a vida e o mundo para o último grau: ele quer o eterno retorno de todas as coisas, incluindo a sua própria vida, e até mesmo a vida daqueles que ele despreza. Isto é, independentemente de a doutrina do eterno retorno ser realmente verdade, ele deseja que ela seja verdadeira.


O UNIVERSO DA PSICOLOGIA

https://www.instagram.com/p/CJgh_DABGxp/?igshid=pkrlcem2u99v


Comentários

Postagens mais visitadas