SUGESTÓES PARA LEITURAS EXTRAS

Conhecimento

Os homens no seu auge de conhecimento e de seus artifícios de conservação de saberes, parecem retroceder nas suas novas gerações, sem permitir que, pelo menos, as noções básicas de respeito ao próximo, estão se esquecendo da nossa essência da característica humana, os afetos e sentimentos, que é das ferramentas que até esse novo ponto do pouco tempo de existência desse animal racional é o que o diferenciou dos demais.
Hoje a vida do homem é tão banalizada que só ao ser contrário a algum pensamento já se torna motivo para tomar a vida do próximo. Com todos os conhecimentos e facilidades disponibilizadas o homem tenta se aproximar de uma divindade e não se preocupa com o que é contrário aos seus ideais.
Deve ser mesmo os fins do tempo que recebeu até um livro próprio na bíblia cristã, não pela tentativa de proximidade do em relação a Deus, mais também os falsos profetas que surgem se aproveitando da fragilidade espiritual de muitas pessoas que tentam reconciliar-se consigo mesmos e com um Deus vivo, sem falar das mortes e sem explicação que estão por este mundo, doenças com efeitos globais, a base familiar desestruturada por conta de conflitos entre os próprios familiares, entre outros acontecimentos que a bíblia descreve, mais quem de nós para ter uma visão exata e universal dessas palavras divinas?
Às vezes até parece engraçado ou meio preconceituoso quando falamos que as pessoas estão procurando igrejas e não uma religião para exercer seu papel de fiel. Essa condição não é por falta de fé ou outro motivo próprio a coletividade, mais sim ao individuo que quer mesclar sua espiritualidade com o sucesso que o mesmo espera que sua fé possa trazer para si. Isso não é algo que se deva ter contra aos que creem dessa forma, pois a crença em algo, ou alguma coisa, ou em “Deus” sempre foi questionada em toda a história do homem.
Mas o assunto não é a religião certa ou errada, sim o que ela contribuiu para a humanidade assim como ela interage com homem. Assim como a família influenciam o homem ou de forma construtiva fazendo que o homem busque o melhor em sim e da mesma forma destrutiva, causando ao homem que ele seja acomodado ou que este traga retrocesso à sociedade.
Mais um lado do bicho homem é que somos sociáveis, convivemos em sociedade e que dentro da sociedade há outras sociedades que estão estruturadas para cada um fazer seu papel social. Mas cada grupo social por mais diferente que seja de outro, estão sempre em sintonia para o bem-estar das pessoas.
E todos esses contextos ajudaram para que hoje tanto conhecimento fosse conquistado ao decorrer de centenas de milhares de anos, mesmo assim ainda tem-se a sensação de não saber nada. Atualmente sabemos descrever alguns processos e ciclos naturais, produzimos vacinas para evitar doenças, produzimos variedades e mais variedades de animais e plantas para nosso consumo não apenas para alimentação mais lazer também, porém não sabemos o verdadeiro valor da vida, não aprendemos a viver em harmonia com nosso planeta que hoje sofre com nossas escolhas erradas sobre como vivermos aqui.
Então do que adianta conhecer tanto sobre nosso planeta e um pouco do que tem fora dele, se não conseguimos fazê-lo melhorar com a finalidade de obter uma vida melhor e mais harmônica com ele?
Por um lado o conhecimento nos ajuda a esclarecer o mundo em que vivemos, por outro nos distancia da essência dos homens além de afastar o espírito humano da divindade suprema que rege a as leis universais de toda a natureza e da vida, mesmo assim um lado sempre existirá com o outro, cabe a cada um caminha pelo caminho que acha deve ser certo.
Alcenir Borges Sousa Júnior

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas