Pular para o conteúdo principal

Conhecimento

Os homens no seu auge de conhecimento e de seus artifícios de conservação de saberes, parecem retroceder nas suas novas gerações, sem permitir que, pelo menos, as noções básicas de respeito ao próximo, estão se esquecendo da nossa essência da característica humana, os afetos e sentimentos, que é das ferramentas que até esse novo ponto do pouco tempo de existência desse animal racional é o que o diferenciou dos demais.
Hoje a vida do homem é tão banalizada que só ao ser contrário a algum pensamento já se torna motivo para tomar a vida do próximo. Com todos os conhecimentos e facilidades disponibilizadas o homem tenta se aproximar de uma divindade e não se preocupa com o que é contrário aos seus ideais.
Deve ser mesmo os fins do tempo que recebeu até um livro próprio na bíblia cristã, não pela tentativa de proximidade do em relação a Deus, mais também os falsos profetas que surgem se aproveitando da fragilidade espiritual de muitas pessoas que tentam reconciliar-se consigo mesmos e com um Deus vivo, sem falar das mortes e sem explicação que estão por este mundo, doenças com efeitos globais, a base familiar desestruturada por conta de conflitos entre os próprios familiares, entre outros acontecimentos que a bíblia descreve, mais quem de nós para ter uma visão exata e universal dessas palavras divinas?
Às vezes até parece engraçado ou meio preconceituoso quando falamos que as pessoas estão procurando igrejas e não uma religião para exercer seu papel de fiel. Essa condição não é por falta de fé ou outro motivo próprio a coletividade, mais sim ao individuo que quer mesclar sua espiritualidade com o sucesso que o mesmo espera que sua fé possa trazer para si. Isso não é algo que se deva ter contra aos que creem dessa forma, pois a crença em algo, ou alguma coisa, ou em “Deus” sempre foi questionada em toda a história do homem.
Mas o assunto não é a religião certa ou errada, sim o que ela contribuiu para a humanidade assim como ela interage com homem. Assim como a família influenciam o homem ou de forma construtiva fazendo que o homem busque o melhor em sim e da mesma forma destrutiva, causando ao homem que ele seja acomodado ou que este traga retrocesso à sociedade.
Mais um lado do bicho homem é que somos sociáveis, convivemos em sociedade e que dentro da sociedade há outras sociedades que estão estruturadas para cada um fazer seu papel social. Mas cada grupo social por mais diferente que seja de outro, estão sempre em sintonia para o bem-estar das pessoas.
E todos esses contextos ajudaram para que hoje tanto conhecimento fosse conquistado ao decorrer de centenas de milhares de anos, mesmo assim ainda tem-se a sensação de não saber nada. Atualmente sabemos descrever alguns processos e ciclos naturais, produzimos vacinas para evitar doenças, produzimos variedades e mais variedades de animais e plantas para nosso consumo não apenas para alimentação mais lazer também, porém não sabemos o verdadeiro valor da vida, não aprendemos a viver em harmonia com nosso planeta que hoje sofre com nossas escolhas erradas sobre como vivermos aqui.
Então do que adianta conhecer tanto sobre nosso planeta e um pouco do que tem fora dele, se não conseguimos fazê-lo melhorar com a finalidade de obter uma vida melhor e mais harmônica com ele?
Por um lado o conhecimento nos ajuda a esclarecer o mundo em que vivemos, por outro nos distancia da essência dos homens além de afastar o espírito humano da divindade suprema que rege a as leis universais de toda a natureza e da vida, mesmo assim um lado sempre existirá com o outro, cabe a cada um caminha pelo caminho que acha deve ser certo.
Alcenir Borges Sousa Júnior

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o significado de família?

Família é uma palavra que pode ter vários significados. Para alguns, é o conjunto de pessoas que compartilham o mesmo sangue, o mesmo sobrenome, o mesmo teto. Para outros, é o grupo de pessoas que escolhem conviver, se amar, se apoiar, independentemente de laços biológicos ou legais. Para mim, família é um conceito que está sempre em construção. Eu nasci em uma família tradicional, formada por pai, mãe e dois irmãos. Cresci cercado de amor, carinho e cuidado. Aprendi valores, princípios e costumes que me moldaram como pessoa. Mas também vivi momentos de conflito, de desentendimento, de decepção. Aprendi que a família não é perfeita, que tem defeitos, que erra. Quando me tornei adulto, saí de casa para buscar minha independência. Conheci outras pessoas, outras culturas, outras formas de ver o mundo. Me apaixonei, me casei, tive filhos. Formei minha própria família, com base no que eu acreditava ser o melhor para mim e para eles. Mas também enfrentei dificuldades, crises, separações....

Uma breve explicação da teoria das cordas.

  Era uma vez um universo com muitas dimensões. Nesse universo, havia um grupo de amigos que adoravam explorar o espaço. Eles eram formados por um cientista chamado Albert, um músico chamado Mozart e um artista chamado Van Gogh. Albert: Olhem só o que eu encontrei! É uma corda muito fina e comprida. Mozart: Que interessante! O que você acha que é? Albert: Eu não tenho certeza ainda. Mas acho que é muito importante para entender como o universo funciona. Van Gogh: Eu adoro cordas! Posso pintar um quadro dela? Com o tempo, Albert descobriu que essa corda era na verdade uma das muitas cordas que existiam no universo. Ele descobriu que essas cordas eram tão pequenas que não podiam ser vistas a olho nu. Albert: Descobri que essa corda é uma das muitas cordas que existem no universo. Elas são tão pequenas que não podem ser vistas a olho nu. Mozart: E o que elas fazem? Albert: Elas vibram em diferentes frequências e cada frequência corresponde a uma partícula diferente no ...

A Evolução da Sociedade Humana

Desde os tempos mais remotos, o ser humano busca se organizar em grupos para sobreviver e se desenvolver. A sociedade humana passou por diversas fases ao longo da história, cada uma com suas características, desafios e conquistas. Na pré-história, os homens viviam em bandos nômades, caçando e coletando alimentos. Aos poucos, foram aprendendo a dominar o fogo, a fabricar ferramentas e a se comunicar por meio de gestos e sons. A arte rupestre foi uma das primeiras formas de expressão cultural da humanidade. Na antiguidade, surgiram as primeiras civilizações, que se estabeleceram às margens de rios e desenvolveram a agricultura e a pecuária. Os egípcios, os mesopotâmicos, os chineses e os indianos foram alguns dos povos que se destacaram nesse período. Eles criaram sistemas políticos, religiosos, jurídicos e econômicos complexos, além de avanços na escrita, na matemática, na astronomia e na medicina. Na idade média, ocorreu a expansão do cristianismo e do islamismo pelo mundo. Os eu...