SUGESTÓES PARA LEITURAS EXTRAS

Não procure privilégios, tenha por esforço próprio

Estamos na época de todas as minorias tentar se destacar em privilégios que não existem, não existiram e por ventura também nunca existirá. A vida é igualitária e equivalente a todos sem excesso para nenhum ser vivo sequer.
Não é porque você é diferente por alguma característica física ou fisiológica, ou intelectual, ou financeira que deve ser tratado de forma diferenciada dos demais seres da humanidade. Devemos ter a consciência que nós mesmos que temos que ir atrás de nossos próprios privilégios (devemos tê-lo por merecê-lo), pois não há nenhum ser humano igual a outro.
Desculpas de que a história da nação ter contribuído para que pessoas com determinada característica não ter capacidade de se tornar melhor no passado, não é justificativa para no presente uma minoria lutar por algo que pode obter por mérito próprio, sem necessidade de mostrar a todos que você tem um direito a algo ou alguma coisa se os demais conquistam o mesmo com esforço próprio e nem por isso fazem alvoroço.
A vida dá as mesmas oportunidades para todas em momentos diferentes a todos, da mesma forma que coisas ruins e péssimas acontecem para todos. Ninguém é excluso das leis da vida, estamos sujeitos aos mesmos erros e acertos as mesmas perdas e mesmos ganhos, porém para se conquistar algo devemos merecer por méritos próprios.
Claro que em alguns casos devemos de um pequeno empurrão para ir em frente com alguns projetos de vida, mas não que dentro de uma parcela grande da sociedade alguns (pequenos grupos dessa mesma parcela) tenham mais direitos que outros e que esses outros até precisem mais que esta pequena minoria.
Não teremos jamais como tratar todos de forma igualitária. Pois uma pessoa idosa não tem disposição e virilidade igual a um jovem, um homem jamais será igual uma mulher quando se trata de organização e planejamento, mesmo com exceções. No máximo que podemos fazer é tratar de forma equivalente todos, não devemos tratar de forma igual, mas sim de forma proporcional a cada um com suas diferenças, tratando os iguais de forma igual e os diferentes de forma diferente, de um jeito que nunca haverá prejuízo a ninguém.
Olhe sempre o próximo como você quer que te olhem, mesmo que não lhe traga benefícios a curto prazo, mas que incentive as coisas boas que há nas pessoas, pois na maior parte tempo precisamos de palavras que nos lembrem que ainda há esperança nas poucas coisas boas que o mundo nos oferece.
Alcenir Borges Sousa Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas