SUGESTÓES PARA LEITURAS EXTRAS

O que é a amizade?

Se há algo nessa vida que muitas vezes tentamos burlar em algum momento dessa breve passagem nessa jornada e que é de extrema importância para determinarmos nossa própria identidade, isso é chamado de amizade. Esse algo é fundamental para fazer-nos mais de nós mesmos.
A amizade é mais que uma relação afetiva que sentimos em relação aos outros, é um momento de ligação com nossos sentimentos e confiança com nosso próprio “ser”, é um estado físico onde demonstramos o quanto aprendemos sobre nós e reconhecemos os outros ao nosso redor. Esse estado que é construído a todo instante e que as vezes é mudado de tal forma que as vezes esse afeto é quebrado.
Uma relação afetiva com os outros podem nos influenciar de diversas maneiras, as amizades têm o poder de fazer descobrirmos nossos melhores potenciais para que sejamos bons e buscar o fazer o que é justo, assim como despertar o que há de pior em nós. Por isso que os mais experientes na vida sempre tentam alertar os demais sobre as más amizades, pois devemos sempre ser o melhor para nós mesmos, para que possamos ser as melhores amizades que o nosso próximo possa ter.
Uma amizade reflete apenas em ser uma opção boa ou má, mas tem o papel de muitas vezes de ser o mentor para outra pessoa que precise de alguma orientação, outras vezes ser um ouvido para quem necessita de ser escutado, uma proteção para quem tem a necessidade de ser protegido. A amizade é uma relação entre pelo menos duas pessoas que dependem que as duas partes se aceitem sem preconceitos e que outras vezes entraram em conflitos que farão se distanciarem, porém nos momentos certo se unirem novamente.
Infelizmente estamos em transição de substituir o nosso próximo e semelhante por máquinas tecnológicas que embora possam desenvolver inteligência jamais poderá retribuir uma relação afetuosa comum ser humano a menos que essa transição seja cancelada e novamente a humanidade entenda o real valor do que é uma amizade para si e para toda a breve passagem nessa vida e que a coisa mais importante para todas as pessoas não são roupas, carros, eletroeletrônicos e demais utensílios essenciais e indispensáveis para a atualidade, mas sim uma amizade que nunca sairá de moda e sempre será bem atual.
Alcenir Borges Sousa Júnior

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas