Pular para o conteúdo principal

O que houve com nossa racionalidade?

Por andará nossos sentidos e instintos humanos, que nos fazem ser racionais e diferentes dos outros animais do nosso mundo? Como podemos ser racionais quando nos tornamos insensíveis ao ver ao próximo com necessidades e não tentar ajudar e acabar com o bem que possuímos de precioso além de nossa vida o mundo?
Nós passamos longos períodos de anos evoluindo e conquistando espaço em nosso planeta, porém ainda há algo de errado em nossa evolução que não permite nós superarmos a autodestruição e a agressão ao meio ambiente na qual vivemos. Estamos condicionados a ter racionalidade em uma mente presa a instintos não racionais, temos a capacidade de “ser”, “ter” e “fazer” o melhor, mas sempre que oportunos iremos em caminho contrário a isso.
Os sentidos humanos são confusos em meio a simplicidade da vida, nossos instintos ainda são aflorados porém maior parte do tempo em conflito com a razão na qual nem sempre é tao boa assim, ao nosso bem comum. Mas ao compararmos a nossa racionalidade que nos difere dos outros animais com os instintos animais, não nos difere em nada apenas nos afasta da natureza.
O homem nunca foi tão racional assim quanto pensamos, apenas ficamos mais oportunistas de tal maneira que somos capazes de destruir a natureza que nos alimentam e ao mesmo tempo já está projetando construir outra em outro planeta enquanto ainda há tempo de salvar a vida do nosso mundo a sabedoria dos homens já não é mais tão benéfica, já estamos perdendo a capacidade de pensar em grupo, estamos virando máquinas.
Apesar de tantas coisas rins feitas por nós, ainda somos humanos e podemos usar nossa racionalidade para arrumar uma maneira de superar essa nossa crise humanitária, esperamos que essa insensibilidade se transforme em uma sensibilidade assim como o pior que há em nós se converta no melhor que podemos ser para oferecer ao mundo.
Alcenir Borges Sousa Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o significado de família?

Família é uma palavra que pode ter vários significados. Para alguns, é o conjunto de pessoas que compartilham o mesmo sangue, o mesmo sobrenome, o mesmo teto. Para outros, é o grupo de pessoas que escolhem conviver, se amar, se apoiar, independentemente de laços biológicos ou legais. Para mim, família é um conceito que está sempre em construção. Eu nasci em uma família tradicional, formada por pai, mãe e dois irmãos. Cresci cercado de amor, carinho e cuidado. Aprendi valores, princípios e costumes que me moldaram como pessoa. Mas também vivi momentos de conflito, de desentendimento, de decepção. Aprendi que a família não é perfeita, que tem defeitos, que erra. Quando me tornei adulto, saí de casa para buscar minha independência. Conheci outras pessoas, outras culturas, outras formas de ver o mundo. Me apaixonei, me casei, tive filhos. Formei minha própria família, com base no que eu acreditava ser o melhor para mim e para eles. Mas também enfrentei dificuldades, crises, separações....

Uma breve explicação da teoria das cordas.

  Era uma vez um universo com muitas dimensões. Nesse universo, havia um grupo de amigos que adoravam explorar o espaço. Eles eram formados por um cientista chamado Albert, um músico chamado Mozart e um artista chamado Van Gogh. Albert: Olhem só o que eu encontrei! É uma corda muito fina e comprida. Mozart: Que interessante! O que você acha que é? Albert: Eu não tenho certeza ainda. Mas acho que é muito importante para entender como o universo funciona. Van Gogh: Eu adoro cordas! Posso pintar um quadro dela? Com o tempo, Albert descobriu que essa corda era na verdade uma das muitas cordas que existiam no universo. Ele descobriu que essas cordas eram tão pequenas que não podiam ser vistas a olho nu. Albert: Descobri que essa corda é uma das muitas cordas que existem no universo. Elas são tão pequenas que não podem ser vistas a olho nu. Mozart: E o que elas fazem? Albert: Elas vibram em diferentes frequências e cada frequência corresponde a uma partícula diferente no ...

A Evolução da Sociedade Humana

Desde os tempos mais remotos, o ser humano busca se organizar em grupos para sobreviver e se desenvolver. A sociedade humana passou por diversas fases ao longo da história, cada uma com suas características, desafios e conquistas. Na pré-história, os homens viviam em bandos nômades, caçando e coletando alimentos. Aos poucos, foram aprendendo a dominar o fogo, a fabricar ferramentas e a se comunicar por meio de gestos e sons. A arte rupestre foi uma das primeiras formas de expressão cultural da humanidade. Na antiguidade, surgiram as primeiras civilizações, que se estabeleceram às margens de rios e desenvolveram a agricultura e a pecuária. Os egípcios, os mesopotâmicos, os chineses e os indianos foram alguns dos povos que se destacaram nesse período. Eles criaram sistemas políticos, religiosos, jurídicos e econômicos complexos, além de avanços na escrita, na matemática, na astronomia e na medicina. Na idade média, ocorreu a expansão do cristianismo e do islamismo pelo mundo. Os eu...