Pular para o conteúdo principal

A criação de acordo os antigos gregos

Tudo começou do Caos que se sentia só por toda a imensidão do tempo antes mesmo do tempo existir, esse Titã (o primordial) por natureza resolveu que a partir de si criar seus filhos que futuramente seriam o mundo na qual existimos.
Deles surgiram seus filhos Gaia, a que tem a personificação do firmamento para as bases, que ao contrário de Caos era muito organizada e controlava os elementos naturais, Eros que personificava o amor, a paixão, o desejo, mas principalmente a força motriz para a própria existência das coisas, juntamente a esse surgiu o Tártaro, que assim como Gaia era um lugar, mas um lugar de trevas e escuridão.
Os filhos de Caos também fizeram seu reinado, Gaia sob a forte força de motricidade de Eros sozinha gerou seus dois filhos Urano e o Céu, onde o primeiro era responsável pelos mares e oceanos, já o segundo como sugerido pelo nome tinha a responsabilidade dos céus, estrelas, astros e demais figuras encontradas no céu.
Gaia ao se envolver com seus filhos surgiram os famosos seres marinhos de todos os tamanhos (originados por Urano e Gaia) e os doze Titãs que eram Oceano, Coios, Hipérion, Jápeto, Teia, Reia, Têmis, Febe, Tétis, Mnemosine e Cronos (filhos de Céu e Gaia), estes filhos que eram semelhantes a humanos, porem as vezes violentos e belos. Nessas relações também surgiram os Gigantes, Ciclopes e os Hecatônquiros.
Os filhos ficaram muito furiosos por ficarem presos dentro de sua e não poderem desfrutar a luz do dia, Gaia ao ver o sofrimento de sua prole fez uma foice a partir de seu próprio corpo e deu a seus filhos que usaram ao rebelarem-se contra seu pai e assim criam a primeira arma.
Cronos que ficara com responsabilidade sobre o tempo se auto promovera para executar uma tarefa quase que impossível, matar um imortal. Dessa forma descobriu que imortais não são tão imortais e que embora sejam imortais não são imunes a ferimentos, com isso, em posse da foice que sua mãe ofereceu castrou seu pai e este foi embora. Contudo Urano ao partir para não mais voltar praguejou todos os Titãs, cuja praga seria que um filho deles seria o responsável pela morte de todos eles.
O sangue que jorrou de Urano nasceu as Eríneas e os Gigantes que possuíam a ira na mesma proporção de sua altura. De seu membro decepado nasceu Afrodite que assim como tio Eros dominava o amor, mas aqui na terra.
Cronos por receio da maldição de Urano, todos o filho dos Titãs que nasciam ele passou a devorá-los logo ao nascer. Réia queria ter seu filho, mas para tê-lo decidiu ir até seus pais atrás de conselho, após o obter a informação que queria, foi ter seu filho em outro local.
O bebê que Réia salvou foi Zeus, o destruidor de Titãs, assim como Urano praguejou contra seus filhos, assim a nova ordem foi imposta e a criação feita por Caos se terminava e começa outras de sua descendência.
Alcenir Borges Sousa Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o significado de família?

Família é uma palavra que pode ter vários significados. Para alguns, é o conjunto de pessoas que compartilham o mesmo sangue, o mesmo sobrenome, o mesmo teto. Para outros, é o grupo de pessoas que escolhem conviver, se amar, se apoiar, independentemente de laços biológicos ou legais. Para mim, família é um conceito que está sempre em construção. Eu nasci em uma família tradicional, formada por pai, mãe e dois irmãos. Cresci cercado de amor, carinho e cuidado. Aprendi valores, princípios e costumes que me moldaram como pessoa. Mas também vivi momentos de conflito, de desentendimento, de decepção. Aprendi que a família não é perfeita, que tem defeitos, que erra. Quando me tornei adulto, saí de casa para buscar minha independência. Conheci outras pessoas, outras culturas, outras formas de ver o mundo. Me apaixonei, me casei, tive filhos. Formei minha própria família, com base no que eu acreditava ser o melhor para mim e para eles. Mas também enfrentei dificuldades, crises, separações....

Uma breve explicação da teoria das cordas.

  Era uma vez um universo com muitas dimensões. Nesse universo, havia um grupo de amigos que adoravam explorar o espaço. Eles eram formados por um cientista chamado Albert, um músico chamado Mozart e um artista chamado Van Gogh. Albert: Olhem só o que eu encontrei! É uma corda muito fina e comprida. Mozart: Que interessante! O que você acha que é? Albert: Eu não tenho certeza ainda. Mas acho que é muito importante para entender como o universo funciona. Van Gogh: Eu adoro cordas! Posso pintar um quadro dela? Com o tempo, Albert descobriu que essa corda era na verdade uma das muitas cordas que existiam no universo. Ele descobriu que essas cordas eram tão pequenas que não podiam ser vistas a olho nu. Albert: Descobri que essa corda é uma das muitas cordas que existem no universo. Elas são tão pequenas que não podem ser vistas a olho nu. Mozart: E o que elas fazem? Albert: Elas vibram em diferentes frequências e cada frequência corresponde a uma partícula diferente no ...

A Evolução da Sociedade Humana

Desde os tempos mais remotos, o ser humano busca se organizar em grupos para sobreviver e se desenvolver. A sociedade humana passou por diversas fases ao longo da história, cada uma com suas características, desafios e conquistas. Na pré-história, os homens viviam em bandos nômades, caçando e coletando alimentos. Aos poucos, foram aprendendo a dominar o fogo, a fabricar ferramentas e a se comunicar por meio de gestos e sons. A arte rupestre foi uma das primeiras formas de expressão cultural da humanidade. Na antiguidade, surgiram as primeiras civilizações, que se estabeleceram às margens de rios e desenvolveram a agricultura e a pecuária. Os egípcios, os mesopotâmicos, os chineses e os indianos foram alguns dos povos que se destacaram nesse período. Eles criaram sistemas políticos, religiosos, jurídicos e econômicos complexos, além de avanços na escrita, na matemática, na astronomia e na medicina. Na idade média, ocorreu a expansão do cristianismo e do islamismo pelo mundo. Os eu...