SUGESTÓES PARA LEITURAS EXTRAS

A criação de acordo os antigos gregos

Tudo começou do Caos que se sentia só por toda a imensidão do tempo antes mesmo do tempo existir, esse Titã (o primordial) por natureza resolveu que a partir de si criar seus filhos que futuramente seriam o mundo na qual existimos.
Deles surgiram seus filhos Gaia, a que tem a personificação do firmamento para as bases, que ao contrário de Caos era muito organizada e controlava os elementos naturais, Eros que personificava o amor, a paixão, o desejo, mas principalmente a força motriz para a própria existência das coisas, juntamente a esse surgiu o Tártaro, que assim como Gaia era um lugar, mas um lugar de trevas e escuridão.
Os filhos de Caos também fizeram seu reinado, Gaia sob a forte força de motricidade de Eros sozinha gerou seus dois filhos Urano e o Céu, onde o primeiro era responsável pelos mares e oceanos, já o segundo como sugerido pelo nome tinha a responsabilidade dos céus, estrelas, astros e demais figuras encontradas no céu.
Gaia ao se envolver com seus filhos surgiram os famosos seres marinhos de todos os tamanhos (originados por Urano e Gaia) e os doze Titãs que eram Oceano, Coios, Hipérion, Jápeto, Teia, Reia, Têmis, Febe, Tétis, Mnemosine e Cronos (filhos de Céu e Gaia), estes filhos que eram semelhantes a humanos, porem as vezes violentos e belos. Nessas relações também surgiram os Gigantes, Ciclopes e os Hecatônquiros.
Os filhos ficaram muito furiosos por ficarem presos dentro de sua e não poderem desfrutar a luz do dia, Gaia ao ver o sofrimento de sua prole fez uma foice a partir de seu próprio corpo e deu a seus filhos que usaram ao rebelarem-se contra seu pai e assim criam a primeira arma.
Cronos que ficara com responsabilidade sobre o tempo se auto promovera para executar uma tarefa quase que impossível, matar um imortal. Dessa forma descobriu que imortais não são tão imortais e que embora sejam imortais não são imunes a ferimentos, com isso, em posse da foice que sua mãe ofereceu castrou seu pai e este foi embora. Contudo Urano ao partir para não mais voltar praguejou todos os Titãs, cuja praga seria que um filho deles seria o responsável pela morte de todos eles.
O sangue que jorrou de Urano nasceu as Eríneas e os Gigantes que possuíam a ira na mesma proporção de sua altura. De seu membro decepado nasceu Afrodite que assim como tio Eros dominava o amor, mas aqui na terra.
Cronos por receio da maldição de Urano, todos o filho dos Titãs que nasciam ele passou a devorá-los logo ao nascer. Réia queria ter seu filho, mas para tê-lo decidiu ir até seus pais atrás de conselho, após o obter a informação que queria, foi ter seu filho em outro local.
O bebê que Réia salvou foi Zeus, o destruidor de Titãs, assim como Urano praguejou contra seus filhos, assim a nova ordem foi imposta e a criação feita por Caos se terminava e começa outras de sua descendência.
Alcenir Borges Sousa Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas