Pular para o conteúdo principal

A TEORIA da criação segundo as raízes

Quando tudo começou, apenas a voz dele ouvia-se pelo que existia, mas com toda a solidão que passava ele criou seus filhos que o ajudou a criar a luz e do dia e a escuridão da noite e a partir deles todos os outros irmãos chegaram para a contribuição da existência.
Aquele que cuidou da existência inicial era como o trovão que se manifestava por todos os lados com sua voz e brilho, mas como não possuía quem o admirasse por seus feitos, ou lhe ajudasse em sua jornada, ele como milagre fez seus dois primeiros filhos que lhe fizeram o sol e a vida de todos o seres vivos, o outro a lua e todos os processos biológicos. Assim temos o Tupã, Guaraci e Juci.
Mas mesmo com essas maravilhas que ele mesmo já havia realizados e de seus filhos, ele começou a se encantar com os resultados, mas precisava ter mais filhos para fazer sua obra, dessa forma com mais membros na família vieram os sons, o amor, o protetor de todos os perigos, a beleza, os ventos, as ondas e revoltas dos oceanos a agricultura e a espiritualidade do bem e do mal. Nesses novos filhos surgiram Anhum, Rudá, Tambatajá, Caupé, Polo, Caramuru, Sumá e a Jurará-Açu.
Conforme as criações a que cada filho de Tupã surgiam, ele sentia que precisava de criaturas que sentissem todas as suas belezas com a ajuda de Jaci forma criados Rupave e Sypave que respectivamente são os pai e mãe dos povos e Guaraci com seu calor do dia dia permitiu os primeiros humanos viverem e aumentar a prole humana.
O primeiro filho do casal foi Tumé Arandú, que era o mais sábio e o projeta, o segundo foi Marangatu um lider generoso e benvolente que teve sua filha Kerana (mãe de sete monstros de outra história mais para frente), o terceiro filho foi Japeusá, que foi considerado o mentiroso, ladrão e trapaceiro e outras más qualidades que se reencarnou como caranguejo e foi amaldiçoado, entre as filhas estava Porâsy, que destacou-se por se sacrificar para matar um dos sete monstros lendários.
Como a história ´possui várias outras que se fazem necessárias para se faça entender cada um desses personagens, teremos outras teorias da criação, não apenas por essa perspectiva, outras também entrarão, em outras ocasiões podem ser até parecidas e confundidas. Se acha que tem como contribuir com conhecimento por favor entre em contato, principalmente se houver furos na “TEORIA”.
Alcenir Borges Sousa Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o significado de família?

Família é uma palavra que pode ter vários significados. Para alguns, é o conjunto de pessoas que compartilham o mesmo sangue, o mesmo sobrenome, o mesmo teto. Para outros, é o grupo de pessoas que escolhem conviver, se amar, se apoiar, independentemente de laços biológicos ou legais. Para mim, família é um conceito que está sempre em construção. Eu nasci em uma família tradicional, formada por pai, mãe e dois irmãos. Cresci cercado de amor, carinho e cuidado. Aprendi valores, princípios e costumes que me moldaram como pessoa. Mas também vivi momentos de conflito, de desentendimento, de decepção. Aprendi que a família não é perfeita, que tem defeitos, que erra. Quando me tornei adulto, saí de casa para buscar minha independência. Conheci outras pessoas, outras culturas, outras formas de ver o mundo. Me apaixonei, me casei, tive filhos. Formei minha própria família, com base no que eu acreditava ser o melhor para mim e para eles. Mas também enfrentei dificuldades, crises, separações....

Uma breve explicação da teoria das cordas.

  Era uma vez um universo com muitas dimensões. Nesse universo, havia um grupo de amigos que adoravam explorar o espaço. Eles eram formados por um cientista chamado Albert, um músico chamado Mozart e um artista chamado Van Gogh. Albert: Olhem só o que eu encontrei! É uma corda muito fina e comprida. Mozart: Que interessante! O que você acha que é? Albert: Eu não tenho certeza ainda. Mas acho que é muito importante para entender como o universo funciona. Van Gogh: Eu adoro cordas! Posso pintar um quadro dela? Com o tempo, Albert descobriu que essa corda era na verdade uma das muitas cordas que existiam no universo. Ele descobriu que essas cordas eram tão pequenas que não podiam ser vistas a olho nu. Albert: Descobri que essa corda é uma das muitas cordas que existem no universo. Elas são tão pequenas que não podem ser vistas a olho nu. Mozart: E o que elas fazem? Albert: Elas vibram em diferentes frequências e cada frequência corresponde a uma partícula diferente no ...

A Evolução da Sociedade Humana

Desde os tempos mais remotos, o ser humano busca se organizar em grupos para sobreviver e se desenvolver. A sociedade humana passou por diversas fases ao longo da história, cada uma com suas características, desafios e conquistas. Na pré-história, os homens viviam em bandos nômades, caçando e coletando alimentos. Aos poucos, foram aprendendo a dominar o fogo, a fabricar ferramentas e a se comunicar por meio de gestos e sons. A arte rupestre foi uma das primeiras formas de expressão cultural da humanidade. Na antiguidade, surgiram as primeiras civilizações, que se estabeleceram às margens de rios e desenvolveram a agricultura e a pecuária. Os egípcios, os mesopotâmicos, os chineses e os indianos foram alguns dos povos que se destacaram nesse período. Eles criaram sistemas políticos, religiosos, jurídicos e econômicos complexos, além de avanços na escrita, na matemática, na astronomia e na medicina. Na idade média, ocorreu a expansão do cristianismo e do islamismo pelo mundo. Os eu...