SUGESTÓES PARA LEITURAS EXTRAS

A TEORIA da criação segundo as raízes

Quando tudo começou, apenas a voz dele ouvia-se pelo que existia, mas com toda a solidão que passava ele criou seus filhos que o ajudou a criar a luz e do dia e a escuridão da noite e a partir deles todos os outros irmãos chegaram para a contribuição da existência.
Aquele que cuidou da existência inicial era como o trovão que se manifestava por todos os lados com sua voz e brilho, mas como não possuía quem o admirasse por seus feitos, ou lhe ajudasse em sua jornada, ele como milagre fez seus dois primeiros filhos que lhe fizeram o sol e a vida de todos o seres vivos, o outro a lua e todos os processos biológicos. Assim temos o Tupã, Guaraci e Juci.
Mas mesmo com essas maravilhas que ele mesmo já havia realizados e de seus filhos, ele começou a se encantar com os resultados, mas precisava ter mais filhos para fazer sua obra, dessa forma com mais membros na família vieram os sons, o amor, o protetor de todos os perigos, a beleza, os ventos, as ondas e revoltas dos oceanos a agricultura e a espiritualidade do bem e do mal. Nesses novos filhos surgiram Anhum, Rudá, Tambatajá, Caupé, Polo, Caramuru, Sumá e a Jurará-Açu.
Conforme as criações a que cada filho de Tupã surgiam, ele sentia que precisava de criaturas que sentissem todas as suas belezas com a ajuda de Jaci forma criados Rupave e Sypave que respectivamente são os pai e mãe dos povos e Guaraci com seu calor do dia dia permitiu os primeiros humanos viverem e aumentar a prole humana.
O primeiro filho do casal foi Tumé Arandú, que era o mais sábio e o projeta, o segundo foi Marangatu um lider generoso e benvolente que teve sua filha Kerana (mãe de sete monstros de outra história mais para frente), o terceiro filho foi Japeusá, que foi considerado o mentiroso, ladrão e trapaceiro e outras más qualidades que se reencarnou como caranguejo e foi amaldiçoado, entre as filhas estava Porâsy, que destacou-se por se sacrificar para matar um dos sete monstros lendários.
Como a história ´possui várias outras que se fazem necessárias para se faça entender cada um desses personagens, teremos outras teorias da criação, não apenas por essa perspectiva, outras também entrarão, em outras ocasiões podem ser até parecidas e confundidas. Se acha que tem como contribuir com conhecimento por favor entre em contato, principalmente se houver furos na “TEORIA”.
Alcenir Borges Sousa Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas