SUGESTÓES PARA LEITURAS EXTRAS

Tecnologias sociais

A civilização humana em toda a sua evolução ao futuro e ao progresso tem encontrado meios de desenvolver a sociedade humana, porém diminuindo as relações sociais inter-humanas. Em meio a tantos recursos para a comodidade e interação social, por que hoje é difícil conhecer os vizinhos da nossa residência?
A tecnologia está praticamente em tudo o que fazemos hoje e também em tudo o que usamos no dia a dia, temos um acesso fácil às tecnologias que nos permite que conheçamos o mundo e novas pessoas através de redes sociais de todas as formas possíveis e de todos os gostos. Essa facilidade das telecomunicações é um dos recursos da era digital, junto a recursos não só da comunicação, mas de conhecimentos, de inovações na saúde e estética, comodidade, de construções, de expansão da globalização.
Essa tal globalização aproximou os países em questão de conhecer o melhor e o pior que as outras nações podem fazer com seu potencial, porém afastou os interesses por quem está próximo da gente. As relações interpessoais mais importantes (família, amigos de infância e brincadeiras, vizinhos, etc) ficaram cada vez mais distante, pois o homem cada vez mais explora o “ter” mais, do que o “ser”mais.
O “ter” mais é o ter mais bens materiais, mais amigos em redes sociais (maioria que nem conhece de verdade), que faz os homens esquecerem o “ser” mais, mais humano, mais amigos pessoais, mais dedicado aos que estão no mundo real. Vivemos uma grande dualidade, onde uma parte quer ser feliz no mundo físico e real, outra parte que demonstrar ter mais aparências… devemos “ser” e não “ter”.
Mas não importa seus valores, suas culturas, conceitos, porém cada dia mais as tecnologias entrarão em nossas vidas de forma em que o “ser” e o “ter” terão o mesmo significado e os meios de vidas que vivemos hoje serão atrasados assim como achamos os meios de vidas de 20 ou 30 anos atrás era com pouca tecnologia.

Comentários

Postagens mais visitadas