SUGESTÓES PARA LEITURAS EXTRAS

Diferenças

Será que agora é moda novamente reconhecer o defeito físico ou a sexualidade dos outros ou quaisquer outras diferenças de uma pessoa e fazê-la ficar constrangida por possuir algo que não há em outras pessoas? Isso é estranho para uma civilização que se diz civilizada e com direitos e deveres.
Para uma sociedade em que cada um quer ter mais que o outro, todos querem reclamar seus direitos e impõem seus deveres na forma que querem pôr tudo está codificado em leis que pactuam todos os seres humanos e que se autodenominam “civilizados” e com “inteligência superior” estão com essa prática de inferiorizar o próximo por suas diferenças.
Desse jeito caminha a humanidade sempre com um passo à frente e dois para trás, justamente quando se fala de inclusão social, que por vezes mais se exclui do que une as pessoas de culturas, cores, sexo ou sexualidade. Não há motivos para que se trate o diferente como algo desprezível, pois a inclusão não vem de apenas colocar os brancos, negros, pardos e indígenas juntos, mas fornecer espaço para que estes possam integrar a sabedoria de cada um de forma que as diferenças sejam uma somatória para ajudar no desenvolvimento social e haja um real respeito entre ambos.
O respeito não é construído de um dia para outro, mais cultivado dia após dia, da mesma forma que construímos nossas opiniões através dos anos de acordo com as experiências que vivemos. E por vezes esquecemos que nem todos compartilhamos as mesmas experiências, mesmo passando por mesmas provas da vida não temos o mesmo ponto de vista e muito menos aprendemos de forma igual.
Por isso é bom lembrar que você também é diferente e com a mesma intensidade com que julga será julgado, as diferenças entre cada um existiu e sempre vai existir, assim cabe a todos a refletirem para apenas aceitar que possuímos essa unicidade única que a vida nos proporcionou para quebrar barreiras que nos foram impostas, pois tratando as diferenças como algo para diminuir o outro estamos retrocedendo nossa evolução de alguns milhares de anos.
Alcenir Borges Sousa Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas