Pular para o conteúdo principal

Rumo pelos extremos da segurança em si mesmo

Por onde vamos passar com tanta insegurança ou segurança em excesso? Os seres humanos estão mais uma vez com a certeza, somos criaturas pensantes e acionais quando se trata a retorno imediato para si.
É bom ter segurança de seus atos e certeza do que está fazendo, porém, talvez o que estamos fazendo com este planeta que vivemos não seja o correto para nós. Estamos em uma crise humanitária, que está afastando a racionalidade dos seres racionais. Estamos criando e usando fronteiras para afastar os próximos e juntando o de longe, colocando sempre retornos econômicos acima dos retornos pessoais.
As fronteiras geográficas estão quase deixando de existir e as fronteiras comerciais (econômicas) surgindo, os conterrâneos de nação ficam para trás se não possuir capital necessário para ter o mesmo status do seu. Nesse ponto temos uma certa insegurança de quem “tem menos”, por acreditar que estes façam coisas erradas conosco. Em contraparte queremos estar com quem “tem mais”, que por sua vez nos tratam da mesma forma que tratamos os demais.
Claro e certamente que existem que age como exceção em meio a tudo o que a sociedade humana aplica em sua doutrina do “quem tem mais vale mais”, contudo é tratado com indiferença e é excluído por pensar de forma diferente e promover a igualde de oportunidades para todos. Assim faz com que a maioria que por enquanto domina se sente com excesso de segurança para fazer o que bem entende e como quer por acha que pode por “ter mais” condição que os outros humanos.
O rumo que estamos construindo não é certo, mas tem todas as chances de dar errado por fazer nós simples mortais sermos indiferentes com que precisa e se sobrepor a vontades alheias às nossas para satisfazer as necessidades de uma sociedade que necessita de ajuda para mudar para melhor.
Alcenir Borges Sousa Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o significado de família?

Família é uma palavra que pode ter vários significados. Para alguns, é o conjunto de pessoas que compartilham o mesmo sangue, o mesmo sobrenome, o mesmo teto. Para outros, é o grupo de pessoas que escolhem conviver, se amar, se apoiar, independentemente de laços biológicos ou legais. Para mim, família é um conceito que está sempre em construção. Eu nasci em uma família tradicional, formada por pai, mãe e dois irmãos. Cresci cercado de amor, carinho e cuidado. Aprendi valores, princípios e costumes que me moldaram como pessoa. Mas também vivi momentos de conflito, de desentendimento, de decepção. Aprendi que a família não é perfeita, que tem defeitos, que erra. Quando me tornei adulto, saí de casa para buscar minha independência. Conheci outras pessoas, outras culturas, outras formas de ver o mundo. Me apaixonei, me casei, tive filhos. Formei minha própria família, com base no que eu acreditava ser o melhor para mim e para eles. Mas também enfrentei dificuldades, crises, separações....

Uma breve explicação da teoria das cordas.

  Era uma vez um universo com muitas dimensões. Nesse universo, havia um grupo de amigos que adoravam explorar o espaço. Eles eram formados por um cientista chamado Albert, um músico chamado Mozart e um artista chamado Van Gogh. Albert: Olhem só o que eu encontrei! É uma corda muito fina e comprida. Mozart: Que interessante! O que você acha que é? Albert: Eu não tenho certeza ainda. Mas acho que é muito importante para entender como o universo funciona. Van Gogh: Eu adoro cordas! Posso pintar um quadro dela? Com o tempo, Albert descobriu que essa corda era na verdade uma das muitas cordas que existiam no universo. Ele descobriu que essas cordas eram tão pequenas que não podiam ser vistas a olho nu. Albert: Descobri que essa corda é uma das muitas cordas que existem no universo. Elas são tão pequenas que não podem ser vistas a olho nu. Mozart: E o que elas fazem? Albert: Elas vibram em diferentes frequências e cada frequência corresponde a uma partícula diferente no ...

A Evolução da Sociedade Humana

Desde os tempos mais remotos, o ser humano busca se organizar em grupos para sobreviver e se desenvolver. A sociedade humana passou por diversas fases ao longo da história, cada uma com suas características, desafios e conquistas. Na pré-história, os homens viviam em bandos nômades, caçando e coletando alimentos. Aos poucos, foram aprendendo a dominar o fogo, a fabricar ferramentas e a se comunicar por meio de gestos e sons. A arte rupestre foi uma das primeiras formas de expressão cultural da humanidade. Na antiguidade, surgiram as primeiras civilizações, que se estabeleceram às margens de rios e desenvolveram a agricultura e a pecuária. Os egípcios, os mesopotâmicos, os chineses e os indianos foram alguns dos povos que se destacaram nesse período. Eles criaram sistemas políticos, religiosos, jurídicos e econômicos complexos, além de avanços na escrita, na matemática, na astronomia e na medicina. Na idade média, ocorreu a expansão do cristianismo e do islamismo pelo mundo. Os eu...