SUGESTÓES PARA LEITURAS EXTRAS

O ciclo das relações pessoais

As relações pessoais de hoje sofreram uma grande perda de força, mas será se realmente essas relações realmente existiam, ou os mais antigos se forçavam a ter um contato humano por algum propósito individual para ter algo egoísta?
Os tempos realmente mudam, mas as histórias são as mesmas, porém recontadas com outras palavras. Mais antigamente a evidencia de um contrato social entre as pessoas era disfarçado de educação e regras de boa vivencia, nesse tempo de verdade o respeito era bem comum e as pessoas tinham e davam valor para as palavras que davam aos demais.
Todavia ao tempo mais cotidiano, o valor da palavra ainda é valido, mas na redação de um contrato formal em um pedaço de papel assinado, o respeito ainda existe entre as pessoas, mas somente com quem tem algum valor material para sociedade (com algumas exceções por enquanto), mas a educação ainda caminha até algum momento mais pra frente.
Nesse ciclo vicioso do tempo sempre começa tudo bem, depois vai alterando para ruim, fica tudo de mal a pior e recomeça mais uma vez. Para nós desse início de século as relações interpessoais estamos alterando para ruim, a geração passada tinham essas relações mais fortes, boas em intenção e verdadeiras, o antigo contrato social era mais simples, quem podia dar, fazia sua parte enquanto quem recebia já sabia o que ser feito em contraparte.
Hoje esses valores estão se perdendo, quem pode dar já faz sua parte querendo o seu de volta e quem recebe se sente no direito de querer receber mais. O contato humano está ficando coisificado, os homens só mudarão após a geração que perceber que chegaram no final do poço. Infelizmente a história precisa completar seu ciclo.
Ainda estamos em transição para a segunda fase do ciclo da história, seria bom se essas novas gerações pudessem mudar esse ciclo, mudar o sentido do percurso histórico, sair desse ciclo que faz nossos sentimentos desaparecerem e transforma as pessoas em máquinas orgânicas.
Alcenir Borges Sousa Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas