SUGESTÓES PARA LEITURAS EXTRAS

Viagem temporal

Já pensou você ter a possibilidade de acessar a linha do tempo, podendo ir para qualquer ponto do espaço-tempo? Ter a sua disposição o poder de conhecer todo o passado que antecede sua existência? Mudar toda a história quando pudesse para salvar a humanidade? Ou evitar que algo que te levaria ao fundo do poço quando se sentisse ameaçado?
Essas questões sobre as viagens são possíveis porém ainda não acessíveis para nós seres viventes e nossas escalas de matéria e energia, pois talvez durante a viagem seja necessário de uma quantidade gigantesca de energia para que nossa matéria (exemplo o corpo de uma pessoa) pudesse ser alcançar velocidade e aceleração suficiente para acessar a linha do tempo e nela permanecer ate chegar a outro ponto do tempo na qual se deseja chegar e depois para retornamos ao nosso tempo.
A viagem no tempo por enquanto é apenas uma teoria e que ela se trata do conceito de poder ir e voltar o tempo igualmente fazemos tranquilamente e normalmente no espaço e que também e que também a possibilidade de transitar em realidades paralelas ao atingir tal ponto de viajar pelo tempo. Para nossa atualidade a viagem em meio prático está impossibilitado por ainda não descoberto e produzido tecnologia suficiente para suportá-la.
Para este tipo de viagem é um assunto tão teórico que abriu caminhos também para a literatura, não se comportando apenas nos caminhos da física e da filosofia. Um dos grandes nomes da ficção científica é o romancista Herbert George Weels que escreveu a obra “THE TIME MACHINE” ou no nosso português A Maquina do Tempo, que hoje é julgado o princípio das histórias sobre as viagens temporais e a partir deste ponto iniciou uma sequência de filmes se tratando do tema além de outros livros.
Nas telas dos cinemas como exemplo de viagens podemos destacar a trilogia “BACK TO THE FUTURE” ou De Volta Para o Futuro que demonstra em três filmes umas das possíveis consequências das viagens ou acesso a linha do tempo em outras épocas diferentes do tempo em que estamos em curso. Também de destacar também a trilogia do filme THE BUTTERFLY EFFECT ou em português Efeito Borboleta que além do acesso a atividades na linha do tempo também demonstra a teoria do caos que é uma das teorias que foram criadas para explicar a interação que há entre as coisas que acontecem incluindo a natureza do fluxo tempo e suas consequências e que pode causar instabilidade caso seja alterado.
Agora um possível clássico que pode exemplificar a viagem no tempo, mesmo que seja uma ficção científica que conta a vida de um super-herói tal clássica são as histórias em quadrinho do THE FLASH, assim como sua série que iniciou em 2014 e atualmente está na 5ª temporada, mostra o que poderia ocorrer ao tentar acessar a “time line” e mudar a história, mesmo que pouco ou simplesmente um fato. Também o filme “JUSTICE LEAGUE: THE FLASH POINT PARADOX” ou Liga da Justiça: Ponto de Ignição, que mostra as consequências da interação com diferentes pontos da linha temporal.
Voltando ao mundo real do qual somos inseridos, dentro do campo de estudo da física, nossos físicos estão convencidos de que as viagens no tempo não são possíveis por conta da causalidade de eventos e falta de experimentos que prove a possibilidade da viagem. De fato, Stephen Hawking terá sugerido que a ausência de turistas vindos do futuro é um excelente argumento contra a existência de viagens no tempo, mas talvez façamos parte de uma realidade que não converge para um futuro onde haja viagens no tempo, por isso não vemos ‘turistas temporais’. Em outras realidades paralelas, onde haja futuros que convergem para tecnologias de viagem no tempo, os ‘turistas temporais’ serão vistos. Outra hipótese seria a de que, concordando com Stephen Hawking, a máquina do tempo ainda não foi inventada e os turistas só podem retroceder no tempo até a data da ativação de tal máquina.
Após essa viagem a procura de uma viagem temporal, ficamos na expectativa de um dia poder entrar em contato com o tempo que já passou e o tempo que ainda vai acontecer então nos resta formular teorias e mais teorias para imaginar o que poderia ocorrer caso um dia passado e futuro possa ser apenas mais um ponto de referência como a distância e a força.
As principais teorias são 5 (cinco): paradoxo do avô, dilatação do tempo, curvas do tempo, você do passado e você do futuro, B-subs. E essas teorias muito parecidas, porém apenas teorias, pois ainda nenhuma testada em nosso tempo presente.
Mas o que cada uma realmente diz a respeito da viagem temporal:
  1. Paradoxo do avô: nessa teoria acredita-se que ao regressar no tempo você não poderá entrar em contato com você mesmo ou com outros no passado, pois se você fizer esse contato consigo mesmo poderá se excluir da existência por não poder existir a dualidade de partículas ao mesmo espaço e tempo, sem contar que o contato com outros do passado poderá impedir o contato de seus avós ou seus pais, por exemplo, e como consequência você não poderá existir para voltar no tempo.
  2. Dilatação do tempo: para essa teoria nós podemos viajar para o futuro, porém o retorno para o presente ou ao passado já não será tão simples, pois de acordo que vamos nos aproximamos da velocidade da luz o nosso tempo tende a passar mais devagar pelo espaço, explicando melhor com um exemplo, se você hoje viajar ao espaço fora da terra e quanto mais rápido você for e permanecer muito rápido quando retornar você não terá sentido muito os efeitos do tempo da mesma forma para quem não estava na sua viagem, será como se você tivesse parado seu tempo e os outros passaram normalmente e envelheceram a sociedade na qual você voltará já poderá ter sido alterada com o tempo.
  3. Curvas do tempo: para essa teoria você até poderia retornar ao passado em qualquer tempo, porém não poderá mudar o que já aconteceu no tempo em que você estiver, por exemplo, você não poderá impedir que seus pais se conhecessem, o tempo se encarregará de fazer que seus pais se conheçam por outras formas ou impedirá que seus planos não ocorram, por exemplo se atirar em um deles ou nos o tempo fará com que sua arma não dispare ou outra pessoa entre na frente.
  4. Você do passado e você do presente: nessa teoria afirma que se você conseguir viajar ao passado ocorrerá que um de você desaparecerá e um assumirá o lugar do outro, ou que uma espécie de fantasma do tempo surgirá no tempo para que impedir aberrações na linha do tempo e nesse processo você poderá ser excluído da existência se o fantasma entender que o você do passado seja a anomalia do tempo e tire o você do passado do tempo para sempre.
  5. B-subs: nessa teoria que é uma teoria mais positiva de uma viagem no templo, na verdade ela explica como teria que ser o processo de viagem, onde que para viajar no tempo teremos que superar a velocidade da luz e permanecer com a velocidade meio que constante para que se possa fazer e depois ter como voltar para o presente. Nesse contexto cabe relembrar que além de sabermos que não há como chegar a velocidade da luz ainda teríamos que obter uma fonte de energia que alimente a energia necessária para ultrapassar essa constante universal.
Ao conhecer como é ou seria a viagem no tempo nas artes literárias e cinematográficas já podemos ter uma breve noção de como seria se isso pudesse acontecer e suas possíveis consequências, também algumas das principais teorias das viagens na linha temporal. A viagem no tempo por mais que fosse por justa causa, não seria tão vantajoso que se ocorresse com o propósito de ir ao passado mudar o que já passou, da mesma forma não seria bom que fosse bom ir ao futuro para saber os passos que se deva passar para que se chegue ao destino que só acontecerá no futuro deixe que o destino encaminhe o tempo da maneira que deva ocorrer.
Vamos deixar que o próprio tempo nos permita conhecê-lo e nos mostrar o que se esconde pelos caminhos que ele traz em seus mistérios em relação a vida e ao seu fato de existir e ter domínio sobre o universo.

Alcenir Borges Sousa Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas