Pular para o conteúdo principal

A ociosidade e sua função

Mau sabem usufruir da vida aqueles que não aproveitam o tempo de tédio vivendo o tédio, todos esses que nas horas de ociosidade tentam preencher o vago dos afazeres com coisas agradáveis, ou trabalho, ou quaisquer outras coisas que tire o momento vazio que precisamos.
Em todos os momentos da nossa jornada, que chamamos de vida, temos que enfrentar alguns pequenos espaços de tempo em que a ociosidade domina e tudo parece parado demais, que o tempo para, a paciência vai embora, pois parece uma eternidade que nunca vai passar. Contudo esses momentos são cruciais para nosso desenvolvimento individual.
Essas horas quando acontecem, é como uma necessidade do nosso corpo, assim como beber água, comer… mas o que isso tem a ver com nosso desenvolvimento individual? Tem tudo a ver, é um tempo que nosso corpo processa todas as informações que tem acontecido para se preparar para novas situações similares, a mente parece travar é por conta de uma reorganização de lembranças, sensações e ao mesmo tempo processa e filtra tudo o que realmente será necessário para as próximas tarefas.
Nesses momentos realmente são enlouquecedores, pois o nosso pequeno cérebro não consegue propiciar alguma compensação do cansaço físico durante a ociosidade, e todos esses que não respeitam esse momento que o corpo e mente precisa, ficam sempre se estimulando a bular isso se perdem dentro si. Estes tendem a se estabilizar emocionalmente com mais facilidade diante uma crise ou situação que exija algum preparo do corpo e mente, pois eles não deram tempo para o corpo e mente evoluírem.
Tudo nessa vida tem algum propósito, não seja o contrário nessa jornada, não ultrapasse pequenas coisas, pois são elas que trazem a força e a capacidade de ver as soluções daquelas horas mais difíceis dessa estrada de mão única. Por isso apenas viva e deixe as coisas fluírem por si só, o que tem que acontecer acontecerá, apenas mantenha a calma.
Alcenir Borges Sousa Junior

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o significado de família?

Família é uma palavra que pode ter vários significados. Para alguns, é o conjunto de pessoas que compartilham o mesmo sangue, o mesmo sobrenome, o mesmo teto. Para outros, é o grupo de pessoas que escolhem conviver, se amar, se apoiar, independentemente de laços biológicos ou legais. Para mim, família é um conceito que está sempre em construção. Eu nasci em uma família tradicional, formada por pai, mãe e dois irmãos. Cresci cercado de amor, carinho e cuidado. Aprendi valores, princípios e costumes que me moldaram como pessoa. Mas também vivi momentos de conflito, de desentendimento, de decepção. Aprendi que a família não é perfeita, que tem defeitos, que erra. Quando me tornei adulto, saí de casa para buscar minha independência. Conheci outras pessoas, outras culturas, outras formas de ver o mundo. Me apaixonei, me casei, tive filhos. Formei minha própria família, com base no que eu acreditava ser o melhor para mim e para eles. Mas também enfrentei dificuldades, crises, separações....

Uma breve explicação da teoria das cordas.

  Era uma vez um universo com muitas dimensões. Nesse universo, havia um grupo de amigos que adoravam explorar o espaço. Eles eram formados por um cientista chamado Albert, um músico chamado Mozart e um artista chamado Van Gogh. Albert: Olhem só o que eu encontrei! É uma corda muito fina e comprida. Mozart: Que interessante! O que você acha que é? Albert: Eu não tenho certeza ainda. Mas acho que é muito importante para entender como o universo funciona. Van Gogh: Eu adoro cordas! Posso pintar um quadro dela? Com o tempo, Albert descobriu que essa corda era na verdade uma das muitas cordas que existiam no universo. Ele descobriu que essas cordas eram tão pequenas que não podiam ser vistas a olho nu. Albert: Descobri que essa corda é uma das muitas cordas que existem no universo. Elas são tão pequenas que não podem ser vistas a olho nu. Mozart: E o que elas fazem? Albert: Elas vibram em diferentes frequências e cada frequência corresponde a uma partícula diferente no ...

A Evolução da Sociedade Humana

Desde os tempos mais remotos, o ser humano busca se organizar em grupos para sobreviver e se desenvolver. A sociedade humana passou por diversas fases ao longo da história, cada uma com suas características, desafios e conquistas. Na pré-história, os homens viviam em bandos nômades, caçando e coletando alimentos. Aos poucos, foram aprendendo a dominar o fogo, a fabricar ferramentas e a se comunicar por meio de gestos e sons. A arte rupestre foi uma das primeiras formas de expressão cultural da humanidade. Na antiguidade, surgiram as primeiras civilizações, que se estabeleceram às margens de rios e desenvolveram a agricultura e a pecuária. Os egípcios, os mesopotâmicos, os chineses e os indianos foram alguns dos povos que se destacaram nesse período. Eles criaram sistemas políticos, religiosos, jurídicos e econômicos complexos, além de avanços na escrita, na matemática, na astronomia e na medicina. Na idade média, ocorreu a expansão do cristianismo e do islamismo pelo mundo. Os eu...