Pular para o conteúdo principal

O tempo

É interessante como nós homens (homens e mulheres) nos atamos com o tempo, onde deixamos essa força da natureza que para todo o conhecimento humano passa apenas em uma direção que é continuamente em frente, por mais que se tenha conhecimento de retornar ao passado ainda não conseguimos acessá-lo com o que dispomos de recursos hoje.
O tempo é uma das principais forças que a natureza tem para manter todo o universo na qual podemos ver e conhecemos a partir dessa força nós a usamos para definir datas, horas, dias, ter uma noção de continuidade de passado, presente e futuro, prever acontecimentos futuros e até mesmo fazer e acontecer a história da qual vivemos.
Essa noção de tempo que possuímos, para nossas leis do universo é umas das variáveis que nos orientam no contínuo espaço-tempo, que possamos ver sentir e estar em um mundo cheio de alternativas, porém limitados ao nosso campo de visão.
Tal limitação não por que possuímos problemas visão, mas sim por termos apenas uma noção de três dimensões no espaço. É como estarmos presos a essa dimensão.
Nossas três dimensões que acreditamos ser as únicas existentes (por são as únicas que observamos) são a altura, a profundidade e o comprimento. Não há como nossos olhos visualizarem uma quarta dimensão, pois logo nossos olhos são projetados para perceberem apenas as três dimensões que conhecemos.
E o que tem a ver nossa percepção de dimensões e o tempo? Bem, é que o tempo além de ser um dos vetores do espaço-tempo, é uma das dimensões na qual integração o próprio espaço-tempo, é por isso que é das principais forças da natureza.
Os tempos para cada tipo de ciência ou conhecimento têm um conceito diferente, por exemplo: Em Física, tempo é a grandeza física diretamente associada ao correto sequenciamento, mediante ordem de ocorrência, dos eventos naturais; estabelecido segundo coincidências simultaneamente espaciais e temporais entre tais eventos e as indicações de um ou mais relógios adequadamente posicionados, sincronizados e atrelados de forma adequada à origem e aos eixos coordenados do referencial para o qual se define o tempo.
Em culturas antigas como a Inca, a Maia bem como culturas geograficamente distantes desta como babilônica, grega e budista há o conceito de roda do tempo, onde o tempo estabelece-se como uma grandeza cíclica e mensurável, consistindo de eras repetidas que se sucedem para todo ser do universo entre o nascimento e a morte.
O conceito judaico-cristão estabelece o conceito de tempo com base na Bíblia “O tempo é linear, com um começo, sendo estabelecida mediante um ato de criação de Deus, a fé cristã também estabelece que haja um tempo final e, portanto, que o tempo terá fim. Deus é, contudo eterno, não havendo criador para o mesmo”.
Para a filosofia a noção de tempo acompanha o ser humano desde os primórdios de sua evolução, desde que o homem começou a filosofar sobre a natureza. A abordagem filosófica envolve desde a natureza real ou não do tempo até as implicações filosóficas associadas à sua irreversibilidade, e devido à extensão do assunto, este tema resulta por si só em um artigo.
Entre outros conhecimentos e ciências encontraremos pensamentos diferentes sobre o tempo e suas consequências para nossa vida e para a natureza. Mais por enquanto ainda não conseguimos estudos rigorosos sobre as viagens temporais ou meios de acessá-las, apesar de existirem teorias sobre tal fato.
As teorias que temos são: o efeito borboleta, teoria do caos, a teoria do avô, teoria da relatividade espacial de Einstein e outras teorias, que poderão ser discutidas em outro momento, e cada uma com suas consequências no seu contexto de viagens no tempo.
Três frases que representam realmente o tempo:
"É o jeito que a natureza deu para não deixar que tudo acontecesse de uma vez só." (John Wheeler).
Uma ilusão. A distinção entre passado, presente e futuro não passa de uma firme e persistente ilusão.” (Albert Einstein)
Cada segundo que passa é um milagre que jamais se repete.” (Antiga frase dita pela Rádio Relógio do Rio de Janeiro).
Em desfecho desta pequena prosa sobre o tempo, só mencionar que nesta o tempo é uma força natural que nos transforma a cada segundo e nos faz evoluir de forma positiva ou negativa e que cada um de devemos usar esse tempo que temos para viver dispor o melhor que temos e procurar aplicá-lo no bem de forma que nossas marcas nessa grande força sejam lembradas por muito mais tempo.
Alcenir Borges Sousa Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o significado de família?

Família é uma palavra que pode ter vários significados. Para alguns, é o conjunto de pessoas que compartilham o mesmo sangue, o mesmo sobrenome, o mesmo teto. Para outros, é o grupo de pessoas que escolhem conviver, se amar, se apoiar, independentemente de laços biológicos ou legais. Para mim, família é um conceito que está sempre em construção. Eu nasci em uma família tradicional, formada por pai, mãe e dois irmãos. Cresci cercado de amor, carinho e cuidado. Aprendi valores, princípios e costumes que me moldaram como pessoa. Mas também vivi momentos de conflito, de desentendimento, de decepção. Aprendi que a família não é perfeita, que tem defeitos, que erra. Quando me tornei adulto, saí de casa para buscar minha independência. Conheci outras pessoas, outras culturas, outras formas de ver o mundo. Me apaixonei, me casei, tive filhos. Formei minha própria família, com base no que eu acreditava ser o melhor para mim e para eles. Mas também enfrentei dificuldades, crises, separações....

Uma breve explicação da teoria das cordas.

  Era uma vez um universo com muitas dimensões. Nesse universo, havia um grupo de amigos que adoravam explorar o espaço. Eles eram formados por um cientista chamado Albert, um músico chamado Mozart e um artista chamado Van Gogh. Albert: Olhem só o que eu encontrei! É uma corda muito fina e comprida. Mozart: Que interessante! O que você acha que é? Albert: Eu não tenho certeza ainda. Mas acho que é muito importante para entender como o universo funciona. Van Gogh: Eu adoro cordas! Posso pintar um quadro dela? Com o tempo, Albert descobriu que essa corda era na verdade uma das muitas cordas que existiam no universo. Ele descobriu que essas cordas eram tão pequenas que não podiam ser vistas a olho nu. Albert: Descobri que essa corda é uma das muitas cordas que existem no universo. Elas são tão pequenas que não podem ser vistas a olho nu. Mozart: E o que elas fazem? Albert: Elas vibram em diferentes frequências e cada frequência corresponde a uma partícula diferente no ...

A Evolução da Sociedade Humana

Desde os tempos mais remotos, o ser humano busca se organizar em grupos para sobreviver e se desenvolver. A sociedade humana passou por diversas fases ao longo da história, cada uma com suas características, desafios e conquistas. Na pré-história, os homens viviam em bandos nômades, caçando e coletando alimentos. Aos poucos, foram aprendendo a dominar o fogo, a fabricar ferramentas e a se comunicar por meio de gestos e sons. A arte rupestre foi uma das primeiras formas de expressão cultural da humanidade. Na antiguidade, surgiram as primeiras civilizações, que se estabeleceram às margens de rios e desenvolveram a agricultura e a pecuária. Os egípcios, os mesopotâmicos, os chineses e os indianos foram alguns dos povos que se destacaram nesse período. Eles criaram sistemas políticos, religiosos, jurídicos e econômicos complexos, além de avanços na escrita, na matemática, na astronomia e na medicina. Na idade média, ocorreu a expansão do cristianismo e do islamismo pelo mundo. Os eu...